Mister_Sevla
(usa Conectiva)
Enviado em 01/11/2005 - 17:52h
Nem tudo são flores, pra comer peixe tem que pescar, entre outros ditados que acordei hoje pensando.
Sabendo de tudo isso me encafufei no quarto nas útimas 100 horas aproximadamente tentando tirar leite de pedra.
Sei que nessa comunidade todo mundo tem os seus amores desesperados pelo software livre e enxerga ele como uma solução para suas vidas aprisionadas os Tio Bill.
Eu também já compreendo a filosofia de tudo isso, afinal eu gastei um bom tempo lendo a documentação on-line do projeto GNU.
Mas o que acontece que vejo um longa estrada entre uma utopia de liberdade e a facilidade de acesso das pessoas a tudo isso.
Bem já que comentei o que penso hoje, vou falar das minhas aventuras da semana.
Consegui finalmente ver vídeo no Linux (ebaaaa!!!) afinal computador tela preta não dá né. Também tenho que esboçar meus comentários sobre o ambiente gráfico é muito show de bola!!! K.D.E 3.2.3 acho, muito bonito e agradável de utilizar, também consegui instalar usando o Synaptic o CD 2 do CTIVA 10 e já pude testar o GNOME, gostei demais.
Ainda não formei opinião sobre um ou outro ser melhor mas os dois e inclusive até o WindowMaker tem a sua aplicação garantida para mim, muito bom mesmo.
Inclusive baixei o GUIA FOCA (parabéns ao criador dele) e estou gostando muito do que descobri na leitura logo de início.
Estou claro com as minhas reservas ainda sobre algumas coisas, o que mais vejo nos fóruns é gente com problemas para configurar dispositivos tipo modem e placas wireless falta facilidade de se reconhecer os dispositivos espetados na placa.
Praticamente tudo que se encontra de material é em modo texto e pelo que vi essa impressão espanta as pessoas e não traz a realidade das distribuições que já estão equipadas com dezenas de menus e opções de configuração visual de dispositivos.
Tipo alguns tutoriais que li sobre redes simples são 100% direcionados ao modo texto (já sei que vc vai me dizer que lá é que está o poder do sistema) mas não interessa pq acho que todo mundo tem que entender que no geral seria mais atraente para não desenvolvedores, a ideia de mostrar que as distribuições do linux são compostas de configuradores visuais completos ajudando a aumentar o interesse do usuário comum em instalar e utilizar o sistema (eu to falando do sô zé da padaria que tem pc velho que não roda windows direito).
Bem meu resumo é o seguinte pra acabar, pq estou no trabalho e o patrão chegou.
Gostei do sistema, estou impressionado, interessado e vislumbrado com esse novo universo.
Mas um pouco decepcionado com tantas dificuldades para se fazer coisas simples e ainda mais pq as vezes essas dificuldades estão na carência de documentação sobre os ambientes visuais que podem sim fazer muita coisa, eu estou usando eles, eu estou descobrindo, acho que se eles forem divulgados vão aproximar as pessoas do Linux como sistema de desktop e principalmente de toda a filosofia GNU.